Quem é você dentro de casa? O que você faz quando “ninguém” o está vendo fazer? Mas será que você está realmente escondido? Pois saiba que Deus sempre pode ver o que você faz, diz e pensa.
Existem pessoas que vivem de aparências. No trabalho, fingem ser quietas, aquelas que não falam de ninguém, mas na rua falam mal de tudo e de todos. Na igreja, concordam com tudo que o pastor prega sobre a Bíblia, mas em casa desonram esposa e filhos. Na faculdade são intelectuais, na internet, agressivas, racistas.
O preconceito online, aliás, é um dos maiores exemplos de cordeiros que se transformam em lobos quando se imaginam escondidos. Abusando da suposta impunidade das redes sociais, atacam qualquer pessoa que seja ou pense de maneira diferente.
Essas ações são tão corriqueiras que a ONG fluminense Criola, que combate o racismo desde 1992, criou a ação de conscientização “Racismo virtual: as consequências são reais”. A ONG rastreia a origem de comentários preconceituosos e publica esses comentários em outdoors na região em que a pessoa mora. No site da campanha, os idealizadores explicam: “Queremos apenas conscientizar as pessoas para que futuramente elas reflitam sobre as consequências antes de postar comentários racistas.”
Você entre eles
Encontrar um outdoor desses na rua faz lembrar que nenhum segredo permanecerá escondido por muito tempo. Portanto, o indicado é ser uma pessoa transparente, honesta.
De acordo com o bispo Renato Cardoso, o caráter duvidoso é uma das 8 coisas capazes de envergonhar um homem. “Falhas no caráter, como a mentira, a desonestidade, temperamento volátil, o fazem diminuído aos olhos de outros”, afirma ele. “A vergonha é como uma mancha de molho de tomate em uma roupa branca. Difícil de tirar, e aquela mancha pode ficar para sempre.”
Tanto para os homens quanto para Deus as mentiras são reveladas, cedo ou tarde. A Bíblia relata, por exemplo, a história da esposa do rei Jeroboão. Após ele abandonar o Senhor e adorar outros deuses, o seu filho adoeceu. Ele então pediu para a esposa ir disfarçada até o profeta Aías, servo de Deus, para descobrir o que aconteceria com a criança.
“A mulher de Jeroboão assim o fez; levantou-se, foi a Siló e entrou na casa de Aías; Aías já não podia ver, porque os seus olhos já se tinham escurecido, por causa da sua velhice. Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, que está doente.” 1 Reis 14.4,5
Não importa o quanto ela tenha se disfarçado, o Senhor a conhecia por completo, em suas virtudes e erros. E assim é com cada pessoa.
Existe a chance de os homens nunca verem os seus atos, mas Deus certamente verá. Você estará orgulhoso ou envergonhado quando for responder por eles?
Nenhum comentário:
Postar um comentário