8 de jan. de 2016

Como se livrar da mentira?

Contar inverdades pode atrasar sua vida

Um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts (EUA), em 2013, constatou que algumas pessoas podem contar até três mentiras a cada dez minutos de conversa, e que também perdem 30% do seu tempo contando mais mentiras do que verdades.

Muito ou pouco. Apenas uma vez ou todos os dias. Tentando evitar uma briga ou para ter uma posição melhor diante de um amigo ou do chefe. Muitas são as desculpas usadas pelas pessoas que mentem. O que elas não sabem é que não estão mentindo só para os outros, mas, principalmente, para si próprias.

Por mais que se recorra às inverdades, como forma de escapar de alguma punição, a verdade vem à tona, nem que seja pelo próprio comportamento do mentiroso. É o que afirma Timothy Levine, professor de Comunicações da Universidade do Alabama. Ele explica que o ato de mentir provoca algumas emoções fortes difíceis de serem contidas. “Mesmo quando achamos que estamos disfarçando bem, ainda podemos emitir pequenos movimentos chamados de ‘microexpressões’, que são capazes de nos entregar.”



Mudando a situação


É preciso coragem para falar a verdade ou voltar atrás depois de uma mentira e ser sincero. Mas, esse é o primeiro passo para conseguir recuperar a confiança das pessoas e acabar com o costume de inventar histórias para se livrar dos erros. 

O homem usa a mentira como um mecanismo para tentar se livrar dos confrontos ou das punições. Essas situações desagradáveis acabam se tornando um hábito. Elimine a mentira do seu vocabulário, proíba-se de mentir.

Jesus deixou claro que a mentira não agrada a Deus, quando explicou que aquele que mente, faz a vontade do diabo: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8. 44

Por isso, se você tem vivido na mentira, basta tomar a atitude de ser verdadeiro em tudo, a partir de agora. Você deve encarar as consequências da verdade, doa o quem doer.

Não existe nada mais digno na vida de uma pessoa do que pronunciar sempre a verdade. Pois, a pureza na palavra traz paz, confiança, credibilidade e, acima de tudo, comunhão com Deus.

Não minta para você mesmo

Pessoas criam uma situação no qual ela é tão covarde de admitir que errou que ela mesma acredita na mentira dela, e vive uma vida frustada, vazia, sem luz, sem paz. Não adianta achar que o tempo cura, ele não cura nada. O tempo pode passar e se você não tiver mudado suas atitudes e pensamentos, podem se passar 30 anos, que o problema continuará em você e continuará acontecendo. E se algo na sua vida não dá certo, não pense que o problema está só sobre você ou só sobre outra pessoa, divisões são em partes iguais. Logo, se um relacionamento não deu certo, a culpa é da outra pessoa da mesma forma que é sua culpa também. Logo, depois de um relacionamento frustado, não espere que o tempo cure. Seja você o que você gostaria de ter visto naquela outra pessoa. Seja você aquela pessoa que você gostaria de se relacionar.

Não espere o tempo passar, melhore-se para você mesmo. Diga a verdade para você mesmo, seja uma pessoa correta por inteiro e não só quando alguém está vendo ou sabendo do que você faz. O Maior de todos te vê quando tu estás sozinho, te vê o tempo todo, aliás. Então pra que ficar perdendo tempo esperando o tempo passar? O que cura mesmo é Deus honrando aquele que é fiel a Ele e segue uns dos principais mandamentos: amai a Deus acima de todas as coisas; amai o próximo como a ti mesmo; não dirás falso testemunho, nem mentirás.

Então a partir de agora, caso queira mudar a sua vida, faça o certo pelo certo. Não pense que só porque você não faz o mal diretamente à alguém que está livre de ser condenado por algo que fez e ninguém sabe. Ou você acha que ninguém sabe.

A mentira sempre vem à tona. Tem gente que mentiu pra mim, continua mentindo, eu já sei de toda verdade, já superei o que fizeram, já perdoei e eles nem sabem, rs. E é triste ver que ainda continuam mentindo. Só que pior, mentem para eles mesmos. Porque a mim não atinge, é triste ver o quanto aquela vida ainda está vazia e continuará por muito tempo por causa de suas mentiras. Por covardia ou medo. Não sei.  Quem sou eu para julgar? Mas é triste, pois eles mesmos acreditam.

Deus sonda o teu coração, Ele sabe quem você é quando está sozinho, quando ninguém está te vendo. Então antes de fazer algo para alguém, olhe para dentro de si  e veja se você iria se orgulhar disso, caso fizessem o mesmo com você. E o mais importante, não minta para si mesmo, pois é triste. Um beijinho! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário